Uma grande parte dos gamers hoje gostam de ter a opção de gravar e compartilhar, de forma fácil, trechos de suas jogatinas em games singleplayer ou multiplayer. Por vezes até publicar vídeos inteiros em plataformas como o Youtube ou fazer lives de gameplay. Afinal, é bom ter em mãos ferramentas para mostrar aos amigos uma ótima jogada que você fez, um bug engraçado e inesperado em algum jogo de mundo aberto, o momento em que você derrota um boss em Elden Ring que você tinha muita dificuldade, dentre outros motivos.
Prova dessa necessidade é que basicamente todos os consoles da atual geração tem algum tipo de função de gravação e compartilhamento de gameplay, mas nesse artigo, meu objetivo é apresentar as diversas opções que temos no PC para gravar nossos jogos em alta qualidade, sem comprometer muito a performance e de forma prática. Felizmente, temos várias alternativas para computadores e cabe a você escolher qual a melhor ou mais prática para você usar na sua máquina.
1. Nvidia Geforce Experience
Para quem tem um PC com placa de vídeo da Nvidia, uma ótima opção para gravar seus gameplays é usar o software GeForce Experience. Esse programa tem muitas funcionalidades que podem ser úteis para quem tem uma placa da Nvidia, como otimizar a configuração de jogos e atualizar drivers, mas vamos focar nas suas opções para gravar gameplay.
Existem algumas diferentes maneiras que você pode gravar a sua tela de jogo com esse Software. Você pode simplesmente iniciar e terminar uma gravação completa, gravando o gameplay inteiro até que decida parar, pode também definir um atalho para gravar os últimos minutos ou segundos de gameplay já cortados, ou também, em jogos compatíveis, pode habilitar automaticamente a função de gravar automaticamente os destaques.
Com o GeForce Experience já devidamente instalado e funcionando no seu PC, abra o software e clique no ícone de configurações. Role a página até Overlay no Jogo, ative-o e clique em configurações.
Você vai acessar o menu de configurações de captura de vídeo, role a pagina até Captura de vídeo e nesse menu você poderá configurar a qualidade das gravações feitas pelo GeForce Experience. É possível selecionar uma das predefinições de qualidade ou personalizar manualmente a resolução da gravação, a taxa de quadros e também o bitrate, ou taxa de bits.
Nesse menu você também pode definir a duração da gravação da Repetição Instantânea. Dentro de um jogo, com essa função habilitada (Alt+Shift+F10) o software vai gravar os últimos minutos do seu jogo, na interface, você pode definir esse valor para até 20 minutos. Para gravar os últimos minutos no jogo, basta usar o atalho Alt+F10.
Com tudo isso configurado, agora você pode gravar a Repetição instantânea usando ALT+F10, pode gravar um vídeo contínuo com Alt+F9 ou configurar os destaques (Nvidia Highlights) no seu game se ele tover suporte, o que vai fazê-lo gravar trechos de gameplay automaticamente quando você faz uma kill ou ganha a partida, por exemplo.
Nas configurações de áudio você ainda pode definir o volume do áudio do sistema e do seu microfone e até selecionar a opção de gravar em arquivos com duas trilhas separadas dessas duas fontes de áudio, o que pode ser útil em uma edição mais detalhada.
Baixe o Nvidia GeForce Experience
2. AMD Software - Adrenalin Edition
Agora, se você tem um PC com placa de vídeo Radeon da AMD, você pode dar uma olhada no AMD Software - Adrenalin Edition para gravar seus jogos. O programa vai ter basicamente as mesma funcionalidades de captura descritas no tópico anterior do GeForce Experience, mas a interface para as configurações um tanto diferente. Antes de tudo, é importante configurar a qualidade do vídeo que você deseja capturar.
Ao abrir o programa, vá para a aba Gravação e transmissão para configurar vários aspectos do vídeo.
Aqui você também vai poder configurar a taxa de bits de vídeo, a resolução da gravação, o tipo de codificação do vídeo (recomendamos deixar em HEVC) e configurar a taxa de quadros das capturas. Assim como na alternativa da Nvidia, aqui você pode ajustar o balanço entre os sons do microfone e sistema, separar essas duas trilhas, mas também pode configurar a taxa de bits do áudio.
Com esse software devidamente configurado, agora é possível usar o atalho Ctrl+Shift+S para fazer a reprodução instantânea e gravar os últimos instantes de gameplay ou pode gravar um vídeo contínuo com o atalho Ctrl+Shift+E. O overlay completo pode ser chamado pelo atalho Alt+R.
Baixe o AMD Software Adrenalin Edition
3. Gravar com o Xbox Game Bar
Se você não pretende baixar nenhum software adicional, ou tem o controle do Xbox Series e quer controlar algumas capturas pelo botão Share, talvez a melhor alternativa seja usar a ferramenta de captura nativa do próprio Windows pelo Xbox Game Bar.
Para ter a melhor qualidade possível com essa ferramenta, vá para Configurações > Jogos > Capturas e faça algumas alterações nas configurações. Você pode definir em qual pasta quer salvar as capturas feitas, habilitar a função de Gravar o que aconteceu (semelhante a repetição instantânea) e configurar o tempo até 10 minutos.
Você também pode selecionar a taxa de quadros do vídeo para 60fps e ter uma gravação mais fluida, além de aumentar a qualidade do vídeo de Padrão para Alta. Configure também a gravação de áudio do sistema e do seu microfone, incluindo o balanceamento entre essas duas fontes.
Com isso configurado, você pode acessar o menu do Xbox Game Bar durante o jogo pressionando Windows+G, também pode usar o atalho Windows+Alt+G para fazer a gravação dos últimos momentos ou usar Windows+Alt+R para iniciar uma gravação contínua.
Se você tem um controle de Xbox Series também pode usar o botão share para controlar essas capturas, pressionando uma vez você captura a tela e segurando o botão Share você inicia uma gravação contínua.
4. Gravar com o OBS
Se você busca gravar as suas jogatinas com as maiores possibilidades de configurar exatamente que tipo de vídeo você quer salvar, sua alternativa ideal provavelmente será o Open Broadcaster Software, ou OBS. Já vale destacar que nessa ferramenta você não vai salvar a Repetição Instantânea, mas vai te oferecer mais recursos para fazer capturas completas de gameplay, talvez para publicar em uma plataforma de vídeos como o Youtube. O OBS também é um dos principais softwares usados por Streamers para realizar transmissões ao vivo, mas vamos nos atentar aqui às configurações para gravação de tela e de jogos.
Ao abrir o software, você vai precisar adicionar uma fonte e escolher a captura da sua tela ou da janela do jogo que está jogando.
Para configurar a qualidade e outros aspectos da gravação, procure o botão Configurações próximo ao canto esquerdo do software. No menu Saída você pode configurar a taxa de bits do vídeo e do áudio, o codificador (que recomendamos dar preferência usar Hardware) e o padrão de codificação para ser mais rápido ou com maior qualidade mas mais pesado. Você também pode definir o local em que as gravações serão salvas e o formato do arquivo da gravação.
No menu Vídeo você pode definir a resolução de gravação (saída) que recomendamos deixar igual a de entrada se possível e também a taxa de quadros do vídeo. Nas configurações de áudio também é possível fazer várias configurações adicionais.
Para gravar, basta selecionar o botão Iniciar gravação à esquerda da interface principal, e para finalizar a gravação basta selecionar Interromper gravação no mesmo local.
Comentários
Postar um comentário