como instalar o emulador RPCS3 no PC e rodar jogos de PS3
O PlayStation 3 é considerado um dos consoles mais populares da Sony pelo seu vasto catálogo de jogos de peso que sacudiram a indústria. Infelizmente, muitos sucessos ficaram presos na sétima geração e nunca ganharam port e remaster para os videogames mais atuais.
Felizmente, uma solução para driblar esse inconveniente foi criada: o RPCS3. Ele é um emulador do PlayStation 3 de código aberto escrito em linguagem C++ e está disponível para Windows, macOS, Linux e FreeBSD, prometendo reviver alguns títulos de uma das melhores épocas da companhia japonesa.
Ele é considerado a melhor alternativa para rodar jogos do console no PC por utilizar engines poderosas como DirectX 12, Vulkan e OpenGL para entregar uma experiência próxima do que você encontraria no PlayStation 3.
O RPCS3 é reconhecido amplamente como o emulador mais estável da plataforma no PC e pelo fato de ser código aberto, pode ser baixado e instalado gratuitamente em qualquer computador com um dos sistemas operacionais citados.
Outro elemento impressionante é que o emulador consegue rodar perfeitamente mais de 1000 jogos do catálogo da Sony, fazendo com que seja a ferramenta ideal para quem quer rejogar alguns clássicos. A lista completo de títulos compatíveis pode ser verificada aqui.
Outro ponto relevante do RPCS3 é que ele permite otimizar o potencial gráfico dos jogos, dando a escolha do usuário utilizar Vulkan ou DirectX 12 para redimensionar jogos do PS3 em resolução 4K ou superior, algo que o coloca a frente de outros concorrentes.
O trabalho dos desenvolvedores é fantástico e nos faz questionar como que a Sony nunca conseguiu ou se interessou em utilizar um emulador semelhante no PS4 ou PS5. A japonesa se apoiava no serviço de streaming PS Now para rodar jogos do PS3, mas ele nunca chegou no Brasil.
Com a nova PlayStation Plus embarcando em território nacional, continuamos sem uma opção oficial da companhia para jogarmos nossos títulos favoritos da sétima geração. É mais frustrante ainda quando lembramos que outros países contam com o streaming de jogos e um dos maiores mercados de jogos do mundo é renegado.
Vale frisar que os desenvolvedores pedem que o emulador seja utilizado com ROMs de jogos que você tenha comprado e seja proprietário da licença para não se envolver em eventuais confusões legais.
Abaixo estão os requisitos mínimos e recomendados para rodar o RPCS3, segundo os desenvolvedores do emulador:
Requisitos Mínimos
- Um processador 64 bits
- Sistema operacional Windows 11, 10, 8, 7, Linux, macOS 11.6 ou mais recente com suporte para M1 e FreeBSD 12.3.
- Windows 10, 8, 7 64-bit or 64-bit Linux operating system.
- Pelo menos 2 GB de memória RAM
- Placa vídeo compatível com OpenGL 4.3 ou superior
Requisitos Recomendados
- Processador: Intel Core de 4 núcleos com Hyper-Threading ou 6 núcleos ou superior (Haswell e posteriores); AMD 6 núcleos ou superior (Ryzen).
- Placa de vídeo da NVIDIA ou AMD compatível com Vulkan
- 8 GB de memória RAM ou superior
Utilizar o RPCS3 é simples, mas é necessário fazer uma configuração preliminar para que os jogos de PS3 possam rodar adequadamente no PC. Siga os passos abaixo:
Após fazer as configurações, é hora de começar a utilizar os jogos de PS3. Por motivos legais, será necessário fazer o dump de títulos que estão no seu console ou do disco Blu-Ray, mas esteja ciente que você precisará de um leitor com essa tecnologia.
Vale frisar que os jogos precisam estar no formato “.PKG” e alguns exigem a extensão “.RAP”, então esteja atento a esses detalhes.
Para instalar os jogos em formato “.PKG”, faça o seguinte:
- Abra o RPCS3, escolha “File” e a opção “Install.PKG”
- Escolha o arquivo do jogo deseja e espere a conclusão da instalação
- Assim que o processo for concluído, escolha “File”, “Startup Game” e escolha o jogo desejado
Comentários
Postar um comentário