Com o regime home office adotado por grande parte das empresas em virtude da pandemia do coronavírus, as videoconferências tornaram-se práticas rotineiras. O problema é que a maioria dos desktops não dispõem de câmeras e os dispositivos de captura dos laptops podem deixar a desejar, fatores que levam os usuários a se perguntarem como usar o celular como webcam.
É claro que gastar dinheiro com uma webcam de qualidade pode ser uma opção viável para quem lida com chamadas diárias ou para streamers — que dependem de uma resolução considerável para suas lives. No entanto, para profissionais que não compartilham dessa rotina, é possível melhorar a qualidade de captura ao usar o celular como webcam.
publicidade
Isso significa poupar um dinheiro extra: além de os periféricos de computador estarem cada vez mais caros — muito em função da alta do dólar perante ao real brasileiro —, o método vai elevar o patamar de sua chamada, tendo em vista que as câmeras atuais dos smartphones possuem altas qualidades.
Caso possua um smartphone Android e queira saber como usar o celular como webcam em seu computador ou notebook, siga o tutorial abaixo.
Como usar o celular como webcam em PCs e notebooks
Antes de prosseguir com o tutorial, certifique-se de utilizar a mesma conexão de internet no celular e no PC ou notebook. Caso contrário, o processo não poderá ser concretizado.
O primeiro passo para usar o celular como webcam em outros dispositivos é baixar o app DroidCam em seu smartphone Android. Para isso, vá na Play Store e faça o download. Quando executar o app pela primeira vez, permita o acesso à câmera e ao microfone do celular.
Feito isso, será necessário instalar o client do DroidCam em seu computador ou notebook. O arquivo pode ser baixado por meio deste link.
Ao abrir o client em seu computador ou notebook, o app solicitará o “Device IP” para começar. Basta digitar o mesmo endereço do “WiFi IP” exibido em seu app no smartphone. Copie também o número da “DroidCam Port” para liberar o acesso. Não se esqueça de selecionar a caixa de áudio caso queira utilizar o microfone do celular.
Se todos os passos foram seguidos corretamente, será possível visualizar a imagem do seu celular no PC ou notebook. Se quiser utilizar a câmera frontal do smartphone, pare o preview, toque no ícone de câmera, localizado ao lado do menu de três pontos do dispositivo móvel, e selecione a opção “Frontal”.
Feito isso, será necessário configurar o aplicativo usado para as videoconferências. No Zoom, por exemplo, basta abrir o app no PC — sem fechar o DroidCam — e clicar no ícone de engrenagem para acessar as configurações. Será preciso selecionar a opção “DroidCam Source” em “Camera”.
Para usar o microfone do celular o método é semelhante. Vá nas configurações de áudio da sua ferramenta de calls e defina o Microfone (DroidCam Virtual Audio) como o microfone principal.
Pronto! Agora será possível usar o celular como webcam (e microfone) e otimizar a qualidade de suas videoconferências.
Comentários
Postar um comentário