Apesar do nome intimidador, a depuração USB é simplesmente uma forma de comunicação liberada entre o celular e o computador. A ativação do recurso permite controlar o smartphone a partir do PC, liberando o uso de comandos avançados para personalização de sistema, instalação de apps ou solução de problemas. Entenda um pouco melhor a ferramenta — também conhecida como Debug USB — a seguir.
O que é a depuração USB?
Depuração é a tradução do termo em inglês, debugging, que por sua vez descreve a busca e identificação de problemas (bugs). No caso do sistema Android, um dos principais usos da depuração USB é justamente facilitar a criação de apps, ajudando os desenvolvedores a testar suas criações no celular, em conjunto com a ferramenta Android Studio.
Com a depuração (ou USB debugging), os programadores podem facilmente transferir o app ainda em desenvolvimento e testá-lo no smartphone, usando apenas um cabo USB entre o PC e o celular. Além disso, a comunicação ajuda a registrar problemas encontrados e diagnosticá-los no computador.
Alerta de segurança:
Por oferecer recursos avançados de controle do celular, a opção geralmente fica escondida no app de Configurações do sistema Android, normalmente exigindo ações especiais para ativar o menu onde pode ser ativada. Por este mesmo motivo, recomenda-se desativar a opção após o seu uso, para evitar problemas ao ligar o celular em portas USB não confiáveis, por mais remotos que sejam os riscos.
Para que serve a depuração USB?
A depuração USB libera a comunicação do celular com um computador. Um dos usos mais comuns é em conjunto com a ferramenta ADB (Android Debug Bridge), que oferece uma série de comandos avançados para controle do smartphone, ou ainda com programas para atualizar o sistema manualmente, por exemplo o Odin usado em celulares da Samsung.
Como os programas utilizam a conexão USB do celular, é preciso ativar a depuração USB para que o smartphone aceite a conexão com o computador. Com o recurso ligado, abrem-se uma série de possibilidades no dispositivo, como poder ativar o acesso root, instalação de ROMs personalizadas, redefinição do aparelho para configurações de fábrica e muito mais.
E como já citado, o USB debugging facilita a vida dos criadores de app, que podem testar seus aplicativos em desenvolvimento em um celular de verdade, ao invés de usarem o emulador oficial do Google.
Como ativar o modo de depuração USB
Antes de ativar a depuração USB, conecte o celular ao PC e confirme se o smartphone foi reconhecido. Caso o Windows não identifique o aparelho, siga os passos indicados nesta página para instalar os drivers no computador para que ele consiga conversar com o celular.
Em versões recentes do Android, é preciso fazer uma sequência de passos para liberar o menu com a depuração USB no celular. Abra o app de Configurações e siga os passos indicados:
- Selecione Sobre o dispositivo (em celulares Samsung, depois abra a opção Informações de software);
- Toque 7 vezes na opção Número de Compilação / Versão de Build / Número da versão;
- Volte para a tela principal do app de Configurações;
- Escolha Opções do Desenvolvedor (que pode estar dentro do menu Sistema);
- Habilite a opção Depuração USB;
- Confirme a ativação do recurso tocando em OK.
Se você tiver um celular equipado com o sistema Android 2.3 ou anterior, os passos são mais simples:
- Abra as Configurações;
- Escolha Aplicativos;
- Vá em Desenvolvimento;
- Habilite a opção Depuração de USB.
O processo pode ser desfeito simplesmente desativando a Depuração USB no seu celular (passo 5 na imagem acima). Você pode ainda cancelar qualquer autorização de depuração USB nos computadores liberados. Basta clicar em Revogar autorizações de depuração USB nas opções do desenvolvedor.
Comentários
Postar um comentário