Editor de registro do Windows dummies

Frequentemente, nossas dicas mencionam o Windows Registry and Registry Editor. O que exatamente é o Registro e o que é o RegEdit? Aqueles que estão familiarizados com o Windows há muitos anos não precisam de explicação, mas aqueles que são novos no Windows acharão esta publicação útil.
Hoje, vou explicar os fundamentos do Editor do Registro. Também abordarei argumentos de linha de comando, métodos essenciais para trabalhar com este programa e muito mais. Leia abaixo se você estiver interessado.
Índice
  1. O que é o Editor do Registro
  2. Como iniciar o Editor do Registro
  3. O Editor de Registro mostra a você
  4. Como criar uma nova chave
  5. Como criar um novo valor
  6. Como se apropriar de uma chave do Registro
  7. Como restaurar a propriedade TrustedInstaller
  8. Como alterar permissões em uma chave do Registro
  9. Como acessar o registro de outro usuário ou outro sistema operacional
  10. Argumentos da linha de comando do Editor do Registro
  11. Como pular para a chave do Registro desejada com um clique
  12. Alternar entre HKCU e HKLM no Editor do Registro no Windows 10

O que é o Editor do Registro

O Editor do Registro nasceu como uma ferramenta para usuários que desejam alterar as configurações do Windows que não são expostas na interface do usuário. O principal objetivo desta ferramenta é exibir e alterar as configurações no registro do sistema - um conjunto de arquivos especiais que contêm informações de configuração sobre o Windows e quase todos os softwares instalados. O Windows e muitos programas (exceto os que são "portáteis") usam essas informações para ler e gravar suas próprias configurações no registro.

Como iniciar o Editor do Registro

Independentemente da versão do Windows que você instalou, este método funcionará:
Pressione as teclas Win + R no teclado, a caixa de diálogo "Executar" será exibida. Digite regedit sem aspas e pressione Enter. Continue com o prompt do UAC.
O principal arquivo executável do Editor do Registro está localizado no diretório C: \ Windows. Portanto, você pode navegar para essa pasta e executar o arquivo regedit.exe diretamente. Ou você pode criar um atalho para o Regedit.exe e colá-lo no menu Iniciar em% ProgramData% \ Microsoft \ Windows \ Menu Iniciar \ Programas na pasta Ferramentas do sistema. Isso fará com que o Editor do Registro seja exibido também na pesquisa do Menu Iniciar.
O Editor do Registro fica assim:
regedit

O Editor de Registro mostra a você

Como visto na figura acima, ele consiste em dois painéis - o painel esquerdo mostra uma visão hierárquica das estruturas de dados, chamadas chaves , e o painel direito mostra valores - que são pares de nome / dados armazenados nas chaves.
Chaves são uma exibição virtual de dados de vários arquivos, que formam o banco de dados do registro. Você pode ver quais arquivos representam o banco de dados do registro se abrir a seguinte chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ hivelist 
hivesAqui você pode ver a lista de arquivos no disco rígido em que os arquivos de registro estão armazenados. Os dados dentro deles, como mencionado acima, têm uma estrutura hierárquica. O Editor do Registro mostra como uma exibição em árvore: existem chaves "raiz" (pai) e várias subchaves (objetos filho). As chaves raiz mostradas no Regedit, na maior parte, representam o arquivo específico ou, em outras palavras, os arquivos de registro correspondem à hierarquia das chaves. No entanto, também existem algumas chaves raiz virtuais mostradas no Regedit que existem para compatibilidade com versões anteriores. Por exemplo, HKEY_CURRENT_CONFIG é uma visualização virtual e HKEY_CLASSES_ROOT também é uma visualização virtual da chave do usuário atual + das chaves do sistema.
Observe que algumas partes do banco de dados do registro nunca são mostradas no editor do Registro. Por exemplo, você nunca verá o SAM (Security Accounts Manager) no Regedit.
Os valores são usados ​​pelo Windows e por muitos aplicativos para armazenar vários parâmetros de configuração e seus dados. Os valores são de vários tipos, mas, no caso geral, existem valores de sequência, valores numéricos ou valores binários.

Como criar uma nova chave

Para criar uma nova chave, você deve clicar com o botão direito do mouse na chave pai no painel esquerdo e clicar no Novo -> Chave do comando menu de contexto.
newkey
Você deve dar à chave recém-criada um nome adequado, conforme exigido pelo software para o qual a está criando. Você pode exportar (salvar) a chave em um arquivo * .reg no menu de contexto. Ao exportá-lo para um arquivo, você pode simplesmente clicar duas vezes no arquivo .reg para importar seu conteúdo de volta para o Registro.

Como criar um novo valor

Para criar um novo valor, clique com o botão direito do mouse
  • na tecla atual no painel esquerdo ou
  • na área vazia no painel direito.
Selecione o tipo apropriado para o novo valor e insira seu nome. Clique duas vezes no valor que você criou para definir seus dados conforme necessário.
new value

Como se apropriar de uma chave do Registro

Assim como existem permissões e conceitos de propriedade para objetos no sistema de arquivos NTFS, eles também existem para chaves do Registro. A partir do Windows Vista, de fato, um grande número de chaves de registro específicas do SO que armazenam as configurações do Windows como protegidas pela Proteção de Recursos do Windows, para que não possam ser facilmente excluídas ou modificadas. Pode ser necessário modificar essas chaves em determinadas situações. Para isso, você precisa se apropriar e definir permissões (direitos de acesso) sobre eles. Por exemplo, para ajustar a barra de comando do Explorer, o do Winaero Explorer Toolbar Editor se apropria de determinadas chaves do Registro e altera suas permissões também. Tomar posse é bastante simples e pode ser realizado com as seguintes etapas.
1. Depois de abrir o Editor do Registro, vá para a chave do registro da qual deseja se apropriar, clique com o botão direito do mouse e selecione a Permissões ... opção no menu de contexto.
Permissions option in the context menu
2. Isso abrirá a caixa de diálogo "Permissões" para essa chave. Clique no Avançado botão .
Permissions For Key
3. A janela "Configurações avançadas de segurança" será exibida. Aqui você precisa alterar o proprietário da chave. Dependendo da versão do Windows, esse diálogo pode parecer diferente:
  • Para Windows XP

    Abra a Proprietário guia .
    Owner Tab in Windows XPSelecione sua conta de usuário e clique no Aplicar botão . Se a propriedade também deve ser definida em todas as subchaves, marque a caixa de seleção Substituir proprietário nos subcontainers e objetos .
  • For Windows 7/Windows Vista

    Abra a Proprietário guia .
    Owner Tab in Windows7
    Clique no Outros usuários ou grupos .... botão
    Select a User in Windows7
    Selecione a conta de usuário através do Avançado botão ou digite sua conta de usuário na área Digite o nome do objeto para selecionar a área de texto e clique em OK .
    Se a propriedade também deve ser definida em todas as subchaves (como é o caso no Windows 7 / Vista), marque a caixa de seleção Substituir proprietário nos subcontainers e objetos .
  • Para Windows 8

    Clique no Alterar link ao lado do rótulo "Proprietário:"
    Owner option in Windows 8A Selecionar Usuário ou Grupo janela será exibida.
    Select User in Windows 8
    Selecione a conta de usuário através do Avançado botão ou digite sua conta de usuário na área Digite o nome do objeto para selecionar a área de texto e clique em OK.

Como restaurar a propriedade TrustedInstaller

Para restaurar a propriedade TrustedInstaller no Windows 7,8 e Vista, digite " NT Service \ TrustedInstaller " como o novo nome do proprietário.

Como alterar permissões em uma chave do Registro

Depois de alterar o proprietário de uma chave do Registro, você quase sempre precisa alterar suas permissões antes de poder modificar a chave. Você precisa alternar para a Permissões guia na Configurações avançadas de segurança caixa de diálogo para fazer isso.
As subchaves podem ter permissões herdadas de sua chave pai. Ou, as subchaves também podem ter permissões explícitas, separadas da chave pai. No primeiro caso, ou seja, se as permissões forem herdadas da chave pai, você precisará desativar a herança e copiar as permissões na chave atual. No Windows 7, Windows Vista e Windows XP, você deve desmarcar a Incluir permissões herdáveis ​​do pai deste objeto caixa de seleção e clicar no Adicionar botão na caixa de diálogo de confirmação.
Copy Permissions
Após desativar a herança, selecione a conta de usuário apropriada e clique no Editar botão para alterar as permissões.
No Windows 8, há um botão para desativar a herança.
Copy Permissions in Windows 8
As permissões podem ser definidas nos dois sentidos. Você pode defini-los apenas na subchave necessária após desativar a herança. Ou você pode definir permissões na chave pai e em todas as suas subchaves. Para fazer isso, marque a caixa de seleção Substituir todas as permissões de objeto filho por permissões herdáveis ​​deste objeto . Isso empurrará as permissões para baixo na hierarquia de chaves para todos os objetos filho.

Como acessar o registro de outro usuário ou outro sistema operacional


O Editor do Registro também permite acessar as chaves e os valores de outro usuário na mesma instalação do Windows ou outra instalação do Windows em um PC diferente ou no mesmo. Como mencionado acima, o registro do Windows é armazenado em vários arquivos. Você pode carregá-los individualmente e montá-los na raiz da chave HKEY_LOCAL_MACHINE.
Aqui estão as instruções passo a passo:
1. Selecione a HKEY_LOCAL_MACHINE chave no Editor do Registro.
2. Escolha o comando de menu "Arquivo -> Carregar seção".
3. Procure o arquivo de registro que deseja abrir. No exemplo abaixo, carregarei o arquivo de registro de outra conta de usuário na minha instalação do Windows 8.
4. Na próxima caixa de diálogo, você deve inserir um nome para o arquivo de registro carregado. Este nome será exibido na chave HKEY_LOCAL_MACHINE.
load hive
loaded hive
Nota: Certifique-se de descarregar o arquivo de registro carregado depois de terminar de trabalhar com ele. Isso pode ser feito no comando de menu "Menu Arquivo -> Descarregar seção" após selecionar a tecla que você carregou.
unload hive

Argumentos da linha de comando do Editor do Registro

Por fim, gostaria de mostrar os argumentos mais comuns da linha de comando que podem ser usados ​​com o Editor do Registro. Eles podem ser usados ​​em seus próprios scripts e arquivos em lote. Eles são os seguintes:
  • regedit.exe -m
    Abre outra instância do Editor do Registro, mesmo que ela já esteja aberta. Isso é extremamente útil se você deseja comparar dois locais de chave do Registro. Funcionará no Windows XP e posterior.
  • regedit.exe path_to_file.reg 
    Mesclar um arquivo de registro com seu registro atual. Essa é a ação padrão que é executada quando você clica duas vezes em um arquivo * .reg no Explorer.
  • regedit.exe / s path_to_file.reg 
    O mesmo que acima, mas o arquivo será mesclado silenciosamente, sem a caixa de diálogo de confirmação. Útil para scripts.
  • regedit.exe / e path_to_file.reg 
    Exportar todos os dados do registro em um único arquivo
  • regedit / e caminho_para_arquivo.reg "HKEY_CURRENT_USER \ Painel de Controle \ Área de Trabalho" 
    Exporta a chave HKEY_CURRENT_USER \ Control Panel \ Desktop e suas subchaves em um único arquivo
  • regedit / a path_to_file.reg "HKEY_CURRENT_USER \ Painel de Controle \ Área de Trabalho" 
    O mesmo que acima, mas o arquivo do registro será criado com a codificação ANSI em vez do Unicode. Além disso, o arquivo exportado obterá a linha "REGEDIT4" como primeira linha. Esses arquivos são compatíveis com versões mais antigas do Windows (anteriores ao Windows 2000).

Como pular para a chave do Registro desejada com um clique

Consulte o artigo apropriado: Como pular para a chave do Registro desejada com um clique .

Alternar entre HKCU e HKLM no Editor do Registro no Windows 10

Consulte o artigo: Alternar entre HKCU e HKLM no Windows 10 Registry Editor
Esses conceitos do Registro que cobri são apenas a ponta do iceberg. Sinta-se à vontade para compartilhar conosco seus comentários sobre este artigo.

Comentários