"Produtividade". Esta é a palavra-chave que persegue praticamente todos
os profissionais da área de tecnologia da informação ou que trabalham
diretamente com computadores. Nessa área, todo e qualquer clique a mais
ou a menos conta tempo – e no mercado, tempo é dinheiro.
10. Abra programas rapidamente usando apenas o teclado
Quem
nasceu e se criou na época dos antigos Windows 9x até hoje conserva a
mania de abrir o menu Iniciar e lá procurar pelo programa que deseja
executar. Não há nada de errado com a prática, mas o que antes era
costume acabou sendo cortado pela Microsoft com o Windows 8, que não
traz o tradicional menu.
Por este motivo, muitos usuários
passaram a utilizar a barra de tarefas do sistema como se fosse uma
espécie de menu Iniciar, povoando-a com os aplicativos mais usados no
dia a dia. A alternativa é boa, mas ainda consome alguns preciosos
minutos do nosso dia ao termos que tirar as mãos do teclado para pegar o
mouse, direcionar o ponteiro para o programa e clicar nele.
Se você é uma dessas pessoas, saiba que existe uma forma mais
rápida de abrir seus programas posicionados na barra de tarefas: basta
pressionar a tecla Windows mais o número que corresponda à posição do
programa na barra.
Na imagem abaixo, por exemplo, se quisermos abrir o Chrome, basta pressionar "Windows + 3" e o programa se abrirá. Para
abrir o Chrome, por exemplo, basta pressionar as teclas "Windows + 3"
juntas. Para abrir o Photoshop, "Windows + 5" e assim por diante
9. Iniciar uma nova instância do programa rapidamente
Já está com o seu programa preferido aberto e quer abrir uma outra instância dele? Não tem problema!
Esta
tarefa pode ser executada com tanta rapidez quanto a anterior e basta
pressionar as teclas "Shift + Windows" e o número que corresponde à
posição do programa na barra de tarefas. Voilà, uma nova janela do
programa foi aberta.
Se achou o atalho do teclado complicado,
você também pode fazer isso usando o mouse. Para este caso há duas
alternativas: a primeira é clicar no ícone do programa enquanto se
mantém a tecla Shift pressionada e a segunda é utilizar o botão do meio
do mouse para abrir o programa.
8. Segredos do botão direito do mouse
Com muita
frequência usamos o botão direito do mouse quando queremos acessar um
menu ou copiar e colar um arquivo de uma pasta para outra. As
capacidades do botão já são tão conhecidas que ninguém desconfia que ele
pode fazer mais do que realmente faz.
É o caso, por exemplo, do
truque de clicar com o botão direito com a tecla Shift do teclado
pressionada. Ao fazer isso, as antigas opções do menu que aparece
recebem novas companhias e algumas delas são bem interessantes.
Entre
elas está a possibilidade de copiar o caminho de uma pasta diretamente
para a área de transferência e até mesmo enviar um ou mais arquivos para
uma infinidade de outras pastas sem a necessidade de ficar procurando
por elas.
Clicar
com o botão direito do mouse sobre arquivos e pastas enquanto se mantém
a tecla Shift pressionada traz uma série de novas opções ao menu que se
abre
7. Adicione novas pastas ao menu "Enviar para"
Se
suas pastas preferidas e mais utilizadas não aparecem no menu "Enviar
para" nem mesmo com a dica anterior, então saiba que há uma maneira de
fazê-las aparecer lá.
Em primeiro lugar, procure pelas pastas
que você quer que apareça no menu, clique com o botão direito sobre elas
e selecione a opção "Criar um atalho". Depois disso, recorte e cole
este atalho na área de trabalho para facilitar o processo.
Após terminar a primeira etapa, abra o Windows Explorer,
digite "shell:sendto" na barra de endereços e pressione a tecla Enter no
teclado. A janela que surge guarda todas as pastas do menu "Enviar
para". Digitar
"shell:sendto" na barra de endereços do Windows Explorer leva o usuário
até a pasta onde ficam armazenados os atalhos da opção "Enviar para" do
Windows. Você pode personalizá-la e adicionar suas próprias pastas
Recorte e cole todos os
atalhos que você levou para a área de trabalho nesta pasta e pronto,
agora você tem suas pastas preferidas no menu "Enviar para" do botão
direito do mouse.
6. Selecione vários arquivos sem ajuda do teclado
Muitos
nerds de plantão se gabam de suas habilidades de manipular a interface
do Windows (e de praticamente todo sistema operacional) utilizando
apenas o teclado. Essa é uma tarefa difícil para o usuário comum, que
sempre busca o apoio do mouse para executar ações como a de selecionar e
manipular vários arquivos simultaneamente.
Essa dificuldade
pode ser amenizada tanto no Windows 7 quanto no Windows 8 ao adicionar
caixas de seleção logo acima dos ícones dos arquivos. No sistema mais
antigo, basta digitar "Opções de pasta" no menu Iniciar, acessar a aba
"Modo de Exibição" e em seguida marcar a opção "usar as caixas de
seleção para selecionar itens". No Windows 7 as caixas de seleção têm que ser habilitadas através das Opções de Pasta
No Windows 8 a opção pode ser ativada em qualquer janela de
qualquer pasta. Basta selecionar a aba "Exibir" que fica na parte
superior da janela e marcar a opção "Caixas de seleção de item". Pronto,
agora você pode selecionar vários arquivos ao mesmo tempo sem precisar
segura a tecla Shift do teclado. No
Windows 8 o processo é mais simples e as caixas de seleção podem ser
ativadas na própria pasta no menu "Exibir" do Windows Explorer
5. Trabalhe em duas janelas ao mesmo tempo sem perder o foco
Esta
dica já não é tão nova assim, mas pode ajudar aqueles que têm pouca
intimidade com o Windows. Adicionado primeiramente ao Windows 7, o
recurso de por duas janelas lado a lado de maneira rápida e fácil também
está presente no Windows 8.
Para testá-lo, abra uma janela e a arraste para o canto
direito ou esquerdo da tela do seu computador. Faça o mesmo processo
arrastando outra janela para o lado oposto e o Windows redimensionará
automaticamente ambas para que você possa trabalhar nelas ao mesmo
tempo.
Quem curte manipular as coisas pelo teclado, a dica
também é válida. Neste caso, basta pressionar o botão Windows + seta
direita ou seta esquerda do teclado. A
possibilidade de posicionar duas janelas lado a lado automaticamente
foi introduzida no Windows 7
Dica: experimente pressionar as setas para cima e para baixo para ver o que acontece.
4. Recursos poderosos de busca pouco explorados
Uma
das mais badaladas características das últimas versões do Windows é a
velocidade do sistema em executar buscas por pastas e arquivos. Contudo,
ao contrário do que se pensa, esse recurso não está restrito à barra de
buscas do menu Iniciar no Windows 7 ou ao "comece a digitar para
buscar" do Windows 8.
O Windows Explorer possui um mecanismo de
busca avançado que fica localizado na parte superior esquerda da janela e
é bastante poderoso. Nele, é possível adicionar filtros interessantes,
como datas, tipo de arquivo e outros para refinar os resultados e tornar
a pesquisa mais granular.
A
ferramenta de pesquisa do Windows possui outros recursos que podem
refinar a busca e torná-la mais granular e eficiente que o normal
A Microsoft até tem uma página inteira (em inglês) para explicar cada um dos filtros e ajudar qualquer um a se tornar um mestre das buscas no sistema.
3. Fixe arquivos importantes nas Listas de Atalhos
As
Listas de Atalho são outro recurso interessante que foi adicionado no
Windows 7 mas ainda são pouco exploradas. Ao clicar com o botão direito
do mouse sobre um dos ícones da sua barra de tarefas você perceberá que é
possível ver os últimos arquivos abertos naquele programa. Mas a coisa
fica melhor do que isso.
Você pode afixar nesta mesma lista os arquivos mais
importantes ou de projetos que você está atualmente trabalhando. Você
pode fazer isso de duas formas: a primeira é clicando e arrastando o
arquivo para a barra de tarefas e a segunda é clicando no pino que fica
ao lado do nome do arquivo na lista de arquivos recentes. Para
fixar um arquivo na Lista de Atalhos de um programa basta clicar no
ícone que fica ao lado do nome dele ou arrastar o arquivo para a barra
de tarefas
Se você tomar
gosto pela coisa e a lista de atalhos começar a ficar pequena demais, é
possível aumentá-la clicando com o botão direito do mouse na barra de
tarefas e acessando o menu "Propriedades". Lá, siga até a aba "Listas de
Atalhos" e aumente o número máximo de itens que podem ser alocados lá.
Se
a lista começar a ficar apertada, tente aumentar a quantidade de itens
que podem ser visualizados nela
2. Adicione mais pastas à lista de Favoritos
Uma
outra forma de acessar suas pastas mais rapidamente é adicioná-las à
lista Favoritos que fica no canto superior esquerdo do Windows Explorer.
Embora haja duas formas de executar esta tarefa, nenhuma delas nunca
foi realmente explicada pela Microsoft.
A primeira é a mais
simples de todas. Encontre a pasta que quer adicionar à lista e
simplesmente clique e arraste-a para o topo da lista e pronto.
A segunda é um pouco mais complicada e menos trivial.
Selecione o que deseja adicionar à lista e vá até a opção "Fácil acesso"
na porção central da lista de opções da aba "Início" no topo da janela.
Lá, escolha a opção "Adicionar a Favoritos" e pronto, dever cumprido. Adicionar
suas pastas mais usadas à lista de favoritos também é uma boa opção
para agilizar o acesso a elas
1. Crie seus próprios atalhos
Se
há uma coisa que recheia o Windows tanto quanto seus bugs, isso
certamente é a enorme quantidade de atalhos do sistema. Apesar disso,
nem sempre eles satisfazem nossa necessidade e é possível que criemos os
nossos próprios.
É o caso, por exemplo, dos atalhos
personalizados para abrir programas. Para tal, basta clicar com o botão
direito sobre o ícone do programa, abrir a aba "Atalho" e definir quais
teclas serão usadas para abrir aquele aplicativo. Se
você quer poupar ao máximo seu tempo e de quebra liberar espaço na área
de trabalho ou barra de tarefas, talvez a criação de atalhos próprios
para executar programas seja uma boa opção (Imagem: Screenshot/Sergio
Oliveira)
Esta dica não só poupa tempo de quem não quer tirar suas mãos
do teclado, como também permite despoluir a área de trabalho e a barra
de tarefas do sistema, que podem ficar entulhadas com tantos atalhos de
aplicações.
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