O Audacity é um programa que permite editar, gravar, importar e exportar diversos formatos diferentes de arquivos de áudio. É possível gravar músicas e sons ao vivo ou converter diretamente material em fitas e CDs. Não deixe de baixar Audacity grátis para Windows (Windows 10, 8, 7, XP e Vista), Mac (S X 10.5 to 10.11.x, entre outros) e Linux ( Ubuntu 12.04, 14.04, 14.10, 15.04 e 15.10, entre outros). Além da versão original há ainda uma edição Audacity Portable e outra do Audacity Online (que você pode acessar clicando aqui).
Ele também pode ser utilizado para fazer cortes, mixes, mudar a velocidade da gravação e alterar os tons, e se mostra um dos melhores editores de áudio do mercado. O software ainda consegue realizar essas operações em todos os formatos de arquivo da categoria como Ogg Vorbis, MP3, WAV, AIFF, etc. Porém para formatos AAC, M4A o programa pode apresentar problemas, sendo necessária a instalação de plugins específicos.
O que é o Audacity?
O Audacity é um software de processamento de áudio criado em 1999, por Dominic Mazzoni e Roger Dannenberg, na Carnegie Mellon University. Contudo, o sistema só veio ao ar em 2000.É um software livre e de código aberto, muito famoso por ser democrático e intuitivo. É usado para gravações de áudio e edições de faixas sonoras.
Esse programa concorre com sistemas mais robustos, como o Reaper e Logic Pro, que são versões pagas e com maior número de funcionalidades. Geralmente, as aplicações mais complexas são ideais para gravações profissionais de multifaixas, como um álbum de música.
Contudo, já existem exemplos de CDs profissionais que foram mixados no Audacity, como é o caso do “Bird-Brains” (2009), do grupo Tune-Yards. Por ser mais limitado, o software deu uma característica mais abafada e de qualidade menos polida, mas na música nem sempre é ruim.
Por suas características, o sistema gratuito também consegue ser uma boa opção para alguns usos específicos, diferentes de uma gravação de CD. Um deles é para produção de vinhetas de divulgação, que geralmente consistem em uma voz e um som de fundo.
Edição barata e eficiente
Por não envolver muitas camadas, o Audacity pode ser usado para que o editor ganhe tempo e não precise de opções pagas. Da mesma forma, se o usuário precisar de alguma gravação da própria voz, ele também é útil.Entretanto, com o avanço do Audio Marketing e a popularização de podcasts, empresas já enxergam o software como uma opção para editar seus programas de uma forma menos custosa e demorada.
Assim, é possível importar uma fonte de áudio de alguma aplicação que grava a conversa e adicionar características comuns em podcasts, como vírgulas, música e vinhetas.
É possível conseguir uma edição completa e profissional com uma ferramenta de fácil acesso. Assim, você garante que seu podcast soe como uma conversa natural e realmente engaje os ouvintes, alcançando os resultados esperados em sua estratégia de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo.
Como o Audacity funciona?
Veremos de uma maneira mais detalhada quais as funcionalidades do sistema, neste tópico.É importante destacar que cada ação pode ser facilmente revertida com o “CTRL + Z”. Ou seja, não há risco de estragar permanentemente o áudio. Ao olhar a interface principal, também percebemos que é possível definir quais serão os dispositivos usados para gravar e para executar o áudio.
Com as faixas sendo mostradas no sistema, é possível realizar zoom e fazer edições minuciosas em partes específicas. Isso ajuda quando o editor precisa remover detalhes sem comprometer o todo. Pequenos barulhos no meio da conversa são um exemplo disso.
Redução de ruído
Um recurso que é muito poderoso e útil é a redução de ruído. Ele permite limpar a fonte sonora para obter clareza na gravação.Quando falamos em podcasts, é sempre importante obter uma transparência maior, pois as pessoas só conseguirão entender a conversa se todos os participantes estiverem perfeitamente audíveis. Com o Audacity, é viável chegar a essa limpeza.
Tratamento de várias faixas
O software possibilita o tratamento de diversas faixas ao mesmo tempo, inclusive com ajuste de volume e configurações específicas para cada uma delas. Cada faixa fica disposta, uma abaixo da outra, na tela principal.É possível trabalhar com o entendimento de cada faixa isolada, com a função de solar uma voz, por exemplo. Como também dá para não ouvir somente determinada voz, com a função de tornar mudo.
Esse aspecto é importante quando há uma conversa mais empolgada e alguma confusão na compreensão do que foi dito. O editor consegue entender cada áudio, desde que eles tenham sido gravados separadamente, como ocorre na maioria dos podcasts.
Compressão
Outra grande funcionalidade é a compressão. Ela consiste em padronizar as fontes de som, tornando os volumes equilibrados.Ou seja, esse mecanismo identifica os picos de volume de certas partes da gravação e as partes mais baixas. Então, ele diminui o que é alto e aumenta um pouco o que está baixo, para que tudo fique com uma dinâmica mais natural.
Inserção de arquivos externos
Com a ferramenta de importação, o editor consegue inserir músicas e vinhetas no meio da gravação. O Audacity permite colocar esses sons adicionais e posicioná-los onde necessário, com a ajuda das ferramentas de manipulação das ondas sonoras.Esses recursos de manipulação envolvem os comandos básicos de recortar, copiar e colar. Eles podem ser usados para criar loops, por exemplo, com sons que tocam por um tempo maior do que a duração normal do arquivo.
Caso você queira um som de fundo para o seu podcast, mas esse áudio seja mais curto do que a conversa, essa reparação pode ser adotada. Claro, é fundamental que haja sincronização das faixas, o que é fácil, uma vez que o sistema permite a visualização delas de forma gráfica e intuitiva.
Como usar o Audacity para editar áudios?
Agora, vamos revisar os principais passos para editar um podcast no Audacity. É importante prestar atenção aos princípios e a sequência, porque explicaremos com detalhes e imagens como fazer cada passo.1. Importar áudio
Vamos considerar que o áudio foi gravado fora da aplicação para que foquemos apenas na funcionalidade de edição. Então, para começar, é preciso realizar uma importação dos arquivos.O sistema permite o uso de “mp3”, “wav” ou “aiff”. Com as faixas importadas, você já pode começar a manipulá-las.
2. Sincronize
Em seguida, o ideal é realizar uma busca rápida por elementos não-sincronizados.Pode ser uma conferência visual, por exemplo, com a checagem das ondas e do sincronismo das faixas com o contador de tempo do sistema. Contudo, algumas vezes, é necessário ouvir e tentar entender se tudo está alinhado.
3. Cortar as partes indesejadas
A primeira etapa de processamento requer uma limpeza. Nesse momento, é a hora de usar o recurso de eliminação de ruídos e deixar o som mais claro. Não se esqueça de selecionar o áudio inteiro usando “CTRL + A”.Remova-os com a ferramenta de gerar silêncio na determinada região sonora. Para isso, é necessário selecionar a região e clicar na opção do menu “gerar”, como indica a imagem a seguir.
4. Ajustar volumes
Faça uma compressão e tente ajustar os volumes. Em podcasts com várias pessoas, sempre existem diferenças de qualidade que refletem em disparidades de volume. É preciso, então, deixar a conversa natural e normalizada.Para comprimir, é preciso selecionar o áudio inteiro com “CTRL + A” e clicar na função.
5. Inserir músicas e sons adicionais
Então, você já consegue adicionar sons e músicas no meio do áudio com a ferramenta de importar. Tenha cuidado com o sincronismo e com as faixas já existentes.Uma dica é sempre criar um silêncio para todas as faixas de voz e adicionar uma música nessa brecha, por exemplo.
6. Finalizar e exportar resultado
Depois que finalizar o processo de edição, é preciso, então, mixar as faixas e processá-las em uma única.Quais os benefícios de usar o Audacity?
Vamos comentar algumas vantagens de optar pelo Audacity como a sua plataforma de edição de áudio.Menor curva de aprendizagem
Como já falamos, esse sistema é muito mais simples que outros exemplos de softwares de processamento. Por isso, a curva de aprendizagem é menor, o que o torna mais democrático.Cada pessoa da equipe que grava pode editar, por exemplo, sem que essa função sobrecarregue ninguém. Afinal, nenhum dos usuários precisará de muito tempo para entender como começar e obter resultados, como vimos no nosso tutorial.
Bom desempenho
Essa aplicação não exige tanto da memória e da CPU dos computadores. Então, pode ser facilmente instalada e utilizada.Ou seja, diferentemente de outras opções, o Audacity não é um sistema pesado, que trava bastante e, até mesmo, põe em risco o trabalho da edição. Evidentemente, é sempre bom salvar periodicamente os resultados, mas o software não aumenta o risco de perda.
Dessa forma, não será preciso fazer grandes investimentos para adquirir computadores mais robustos a fim de utilizá-lo em sua empresa, por exemplo.
Custo
A gratuidade é uma vantagem muito atrativa quando falamos em softwares de áudio. As opções pagas são sempre caras demais e demandam um grande esforço de aquisição e estudo para aprender.Com o Audacity, a empresa não paga, aprende rápido a usar e ainda conta com a possibilidade de melhorias contínuas — afinal, é um software livre. Isso significa que ele é de código aberto: suas funcionalidades estão abertas para qualquer desenvolvedor utilizar e modificar.
Assim, diferentes recursos são criados por pessoas ao redor do mundo, em um trabalho colaborativo com o objetivo de melhorar os resultados e o desempenho do sistema.
Portabilidade
O software está disponível para os principais sistemas operacionais do mercado, o Mac OS X, as versões do Windows, bem como as distribuições Linux.Com isso, a companhia ganha com a possibilidade de instalá-lo em diversas máquinas, democratizando o seu acesso. Ou seja, essa característica é um complemento do seu desempenho, que já comentamos.
Essa solução gratuita é muito eficaz em ajudar as empresas a conseguir resultados ótimos com seus programas e conteúdos em forma de áudio.
Assim, não há empecilhos para que sua empresa dê os primeiros passos nas iniciativas de Audio Marketing e na criação de seus podcasts, de maneira gratuita e com um alto retorno em sua estratégia de Marketing Digital.
Comentários
Postar um comentário