Aplicativos / Programas para recuperar fotos e vídeos apagadas do celular e PC: veja melhores apps

1. DiskDigger (para Android e Windows)


DiskDigger recupera arquivos excluídos do celular Android — Foto: Reprodução/Maria Dias

DiskDigger recupera arquivos excluídos do celular Android e Windows

O DiskDigger para Android pode ajudar o usuário a restaurar fotos e imagens excluídas ou perdidas na memória interna do celular ou no cartão de memória. O serviço promete recuperar arquivos até mesmo depois da formatação dos sistemas. É possível fazer upload das fotos e imagens restauradas diretamente no Google Drive, no Dropbox, enviá-las por e-mail ou salvá-las em uma pasta no próprio dispositivo.
O aplicativo pode realizar a função de recuperação de duas maneiras. A primeira delas é com o auxílio do acesso root, ação que otimiza o uso de apps no aparelho Android e que pode ser realizada previamente pelo usuário no dispositivo. Com ele, o aplicativo pesquisa por toda a memória do aparelho em busca das imagens perdidas. Sem o acesso, o app realiza uma varredura limitada, pesquisando apenas a memória cache e miniaturas. A ferramenta ainda possui uma versão PRO, que conta com a restauração de outros arquivos, além de fotos e imagens. 
 DiskDigger® para Windows e Linux é uma ferramenta que anula e recupera arquivos perdidos do seu disco rígido, cartões de memória, unidades flash USB - você escolhe! Se você excluiu acidentalmente alguns documentos ou fotos do seu computador, reformatou o cartão de memória da câmera ou deseja ver quais arquivos estão ocultos em uma unidade USB antiga, o DiskDigger está aqui para você. Veja a lista completa de recursos para saber mais.
Funciona com Windows 10 , Windows 8 , Windows 7 , Windows Vista , Windows XP, Linux e Android



DigDeep restaura fotos e imagens em sistemas Android — Foto: Reprodução/Maria Dias

DigDeep restaura fotos e imagens em sistemas Android 

O DigDeep Image Recovery é um aplicativo para Android que promete recuperar fotos e imagens excluídas do dispositivo. O serviço faz uma busca na memória interna do aparelho e no cartão de memória para procurar vestígios dos arquivos em formato JPG, JPEG e PNG, e é simples de ser utilizado. O usuário deve iniciar o app e aguardar enquanto a plataforma faz uma leitura dos dados e pastas do aparelho e do cartão SD.
Essa ação pode levar um tempo para ser executada e depende do tamanho da memória do dispositivo. Ao fim da busca, é possível ver os resultados compilados em pastas com imagens que devem ser checadas uma a uma pelo usuário para que ele selecione aquelas que deseja restaurar. Diferentemente de outros aplicativos com a mesma função, o DigDeep Image Recovery não exige o acesso root para um melhor desempenho na recuperação de dados.

Undeleter: é possível salvar no os arquivos recuperados no Google Drive ou no Dropbox — Foto: Reprodução/Maria Dias

Undeleter: é possível salvar no os arquivos recuperados no Google Drive ou no Dropbox 

O Undeleter Recuperação de Dados é uma das opções disponíveis para recuperar arquivos excluídos do armazenamento interno de aparelhos com o sistema Android. A ação também pode ser aplicada para o cartão de memória usado no dispositivo. A limitação do Undeleter fica por conta do acesso root, que também é necessário para que o app funcione com o máximo de desempenho. Sem o acesso, ele é capaz apenas de pesquisar por imagens em caches de aplicativos.
O app possui anúncios, mas a restauração dos arquivos é um serviço gratuito. É possível comprar um desbloqueador que, além de remover propagandas, dá ao usuário o poder de realizar a recuperação de imagens em segundo plano — o que pode ser vantajoso, já que a busca pelos arquivos pode ser demorada. As extensões de arquivos procurados pelo aplicativo são diversas, incluindo também EPUB, MP3, PDF e BMP, mas apenas para um número selecionado de apps.

O Lixeira Dumpster cria uma lixeira virtual, que armazena os arquivos que foram excluídos do smartphone — Foto: Reprodução/Maria Dias

O Lixeira Dumpster cria uma lixeira virtual, que armazena os arquivos que foram excluídos do smartphone 

O Lixeira Dumpster é um aplicativo para dispositivos Android que recupera arquivos e imagens de celulares. Diferentemente dos outros apps desta lista, sua principal função é ajudar a recuperar apenas os arquivos que foram deletados após a sua instalação. O Dumpster salva os arquivos, imagens e vídeos excluídos para que possam ser recuperados posteriormente pelo usuário. O app funciona como uma lixeira alternativa do dispositivo, facilitando a vida do usuário para recuperar de forma instantânea arquivos apagados acidentalmente. Recentemente, foi adicionada a funcionalidade que permite ao usuário recuperar fotos excluídas antes da instalação do Dumpster.
Existe uma versão premium do aplicativo para quem não deseja perder espaço na memória do dispositivo. O Dumspter Premium é baseado na nuvem, assegurando o uso do serviço sem contar com espaço de armazenamento do Android. Nessa versão é possível fazer backup de arquivos excluídos na nuvem e, quando desejar, o usuário pode reverter a ação e restaurar seus dados.

O Photo Recovery usa dois métodos, com diferentes algoritmos, para realizar a busca por arquivos perdidos no Android — Foto: Reprodução/Maria Dias

O Photo Recovery usa dois métodos, com diferentes algoritmos, para realizar a busca por arquivos perdidos no Android 

O Photo Recovery é um aplicativo disponível apenas para Android que possibilita ao usuário a recuperação de fotos e imagens excluídas, escondidas ou perdidas no dispositivo. O serviço promete uma busca avançada no armazenamento do aparelho e o upload e a transferência dos arquivos restaurados para outros locais. É possível encontrar instruções na tela inicial do app para iniciar o processo de restauração.
O usuário pode escolher entre dois métodos de recuperação, em que diferentes algoritmos fazem a varredura do sistema ou do cartão SD em busca dos arquivos perdidos. A recuperação de mídia realizada pelo Photo Recovery pode levar alguns minutos, de acordo com a memória disponível no dispositivo. Ao finalizar a busca, o app exibe uma pasta com os itens recuperados, que podem ser selecionados pelo usuário e transferidos para outros locais do dispositivo.

6. Recuva

Recuva (que se pronuncia como "recover"; "recuperar" em inglês) é um utilitário freeware para o Windows que serve para restaurar arquivos acidentalmente deletados do computador. Isso inclui arquivos que foram excluídos pelo comando "Esvaziar lixeira" e também imagens e outros arquivos que foram deletados da câmera digital ou arquivos de MP3 entre outros. Também pode trazer de volta alguns arquivos que foram deletados por bugs, travamentos e vírus (se possível)
Recuva Prints 

 O programa, que é gratuito e em português, é compatível com todas as versões do sistema operacional da Microsoft e é ótimo para quando você exclui sem querer aquele trabalho importante ou quando seu pendrive simplesmente corrompe um documento. Nessas horas, o Recuva consegue recuperar seus arquivos de uma maneira bastante simples, fazendo uma varredura detalhada para encontrar o que você precisa ter de volta.

7. Recovery

Software completo de recuperação de dados para Windows PC, notebooks, discos rígidos, USB e muito mais. Uma ferramenta útil para várias situações de perda de dados, como formatação, ataque de vírus, exclusão acidental de arquivos, falha súbita no sistema, desligamento inesperado.

Com a ocorrência frequente de perda inesperada de dados, um software confiável de recuperação de dados pode ajudar os usuários a resgatar efetivamente seus arquivos preciosos, como fotos de família, documentos de trabalho, filmes favoritos, etc., de várias situações de perda de dados.

 8. Wondershare

Um problema comum para qualquer um que usa computadores é a recuperação de arquivos deletados. Pelo menos uma vez na vida, todo mundo já passou pela situação de apagar um arquivo e, logo depois, lembrar que precisava dele. Para aumentar o desespero, a internet está cheia de programas de “recuperação” que simplesmente não funcionam, fazendo você perder horas com inspeções que não encontram nenhum sinal dos arquivos que foram apagados. Mas descobrimos um software ótimo para resolver esse tipo de situação: o Wondershare Recoverit.
Recuperação que funciona

Criado pela Wondershare (uma das principais empresas de desenvolvimento de softwares do mundo, com usuários espalhados por mais de 150 países), o Recoverit é o programa definitivo para recuperação de arquivos deletados.

Com uma interface bem intuitiva, simples de entender e utilizar, o Recoverit está disponível em 11 opções de línguas, com o português entre elas. E este já é um dos pontos que o programa se destaca: a tradução para o português não parece aquelas feitas de qualquer jeito jogando no Google Tradutor (como, infelizmente, é o caso de diversos softwares que afirmam possuir uma versão em nossa língua); é possível ver que ela foi feita por um tradutor real, pensante, de carne e osso. A versão em português do programa é muito boa, e o uso da língua nos menus e textos de ajuda é tão natural que até parece que é um software inventado por brasileiros.


Menu principal do programa é bastante intuitivo e já mostra a qualidade da tradução para o português 

Com o Recoverit, é possível fazer diversos tipos de recuperação, não apenas de arquivos deletados no computador mas também em pendrives, HDs externos e internos (sendo possível até mesmo recuperar partições inteiras e discos formatados), cartões de memória, leitores de mp3 e até mesmo arquivos deletados em câmeras digitais. Além disso, o programa consegue recuperar todos os principais tipos de arquivo existentes, reconhecendo diversas extensões de arquivos de texto, imagem, vídeo, áudio, e-mail e até mesmo arquivos compactados ou registros de sistema, o que faz do Recoverit um programa útil para qualquer situação.

O funcionamento é bem simples: na tela principal, o Recoverit sugere diversas situações possíveis de recuperação de arquivo, como Recuperação da Reciclagem (para o caso de você ter esvaziado a lixeira do computador com algum arquivo que não deveria estar lá), Recuperação de arquivos eliminados (arquivos apagados pelo comando “shift+del” ou que foram perdidos por causa de uma queda de energia) e Recuperação de ataques de vírus, por exemplo. Ao todo são oito casos de recuperação distintos oferecidos pelo programa e, caso não se tenha certeza qual das opções se encaixa no tipo de recuperação que você precisa fazer, é só passar o mouse por elas (sem clicar) que aparecerá uma explicação mais detalhada sobre o tipo de recuperação daquele botão em específico.


Caso precise de mais explicações sobre alguma das opções do menu, é só passar o mouse por cima do botão que aparecerá uma explicação detalhada sobre as funções dele 

Ao escolher uma opção mais “direta” (por exemplo, recuperação de itens da lixeira) o programa já começará automaticamente a inspeção do local, sem que seja necessário apertar mais nenhum botão. Agora, para casos mais “indiretos” (como recuperar um arquivo de um dispositivo externo ou de uma partição do HD), será necessário escolher qual dispositivo ou partição se deseja recuperar antes que o programa comece a trabalhar.

O tempo médio de inspeção do programa depende muito do hardware em si, como o tamanho de armazenamento e o tipo de tecnologia utilizada. Por exemplo, recuperar um HD de 500 GB irá demorar mais do que um de 250 GB, mas, ao mesmo tempo, um HD de 500 GB SSD pode ter um tempo de recuperação mais rápido do que um de 250 GB SATA. Assim, não é possível dizer com exatidão se a velocidade de recuperação do programa é rápida ou lenta porque vai depender muito do tipo de hardware que se pretende recuperar mas, como exemplo, ao pedir para recuperar a lixeira do meu notebook (que possui um HD de 500 GB SATA), o Recoverit levou cerca de 5 minutos para terminar a inspeção do local, o que foi bem mais rápido que outros programas do tipo, que demoraram de 10 a 15 minutos para fazer o mesmo procedimento.


Mesmo utilizando a inspeção mais simples, o programa encontrou não apenas todos os arquivos que eu havia acabado de limpar da lixeira, mas também alguns tão antigos que eu já nem me lembrava da existência 

O resultado da inspeção também foi melhor do que o esperado. Antes do teste, eu havia esvaziado a lixeira de minha máquina, que então contava com 97 arquivos de imagem, vídeo e programas de instalação. Ao terminar a inspeção, o Recoverit não são tinha encontrado para recuperação todos os 97 arquivos que eu havia removido, como encontrou outros bem mais antigos — inclusive alguns de 2016, ano em que adquiri meu notebook. Isso me mostrou que a eficácia do programa é praticamente total para arquivos que foram perdidos há pouco tempo, e mesmo aqueles que já foram removidos há tanto tempo que você nem se lembra mais há a chance de serem recuperados.

Essa eficácia se mostrou verdadeira também para outros tipos de recuperação testados: a recuperação de arquivos em pendrive USB, de arquivos removidos com o comando shift+del e de arquivos perdidos pela formatação de uma partição de HD externo. Em todos os testes, todos os arquivos que haviam sido apagados recentemente foram recuperados em praticamente 100% dos casos, e o programa ainda conseguiu identificar outros tão antigos que eu não só já nem lembrava da existência deles como também não imaginava que poderiam ser recuperados algum dia.

O programa definitivo

Em todos os cenários testados, o Recoverit teve uma performance de recuperação muito melhor do que a de outros programas do tipo, encontrando uma maior quantidade de arquivos e de maneira mais rápida que os concorrentes, o que tranquilamente faz dele o programa definitivo para recuperação de arquivos apagados.

Mas como nada é perfeito nessa vida, há um pequeno porém: o Recoverit não é gratuito. O programa possui uma versão trial que é grátis e com a qual é possível inspecionar qualquer um dos dispositivos com o qual o Recoverit trabalha, mas para fazer a recuperação real do arquivo é necessário comprar uma licença para versão Pro do programa.

Mas não se desespere: a versão gratuita possui uma ferramenta de pré-visualização, que permite que os usuários vejam se o arquivo encontrado é mesmo aquele que se deseja recuperar, dando a opção para o usuário de investir no programa já com a certeza de quais são os arquivos que serão recuperados, deixando a cargo dele se vale ou não o investimento. E, no geral, vale: ainda que o preço para a licença de uso do programa por um ano não seja exatamente barato, o valor é muito menor do que qualquer assistência técnica que trabalha com recuperação de arquivos irá cobrar, e investir no Recoverit para esses casos não só é mais barato como também mais rápido, pois se vê o resultado da recuperação na hora, e não dali a sete dias úteis.

Você pode baixar o Recoverit agora mesmo pelo site da Wondershare, e o software é compatível tanto com Windows, quanto com macOS.











Comentários