Mais do que um ambiente para fazer amigos e postar fotos, as redes
sociais são perfeitas para que empresas e páginas criem campanhas de
marketing e valorizem seus serviços ou produtos. E para acertar na mão e
angariar novos clientes (ou fidelizar os que você já tem), nada como
medidas eficientes para turbinar sua estratégia.
O assunto de hoje gira em torno de apps de terceiros para te
ajudar nessa missão. A coisa vai um pouco além de “baixar um software e
agendar postagens”: nas redes sociais, cada empresa tem a sua política
de segurança e relacionamento, ou seja: uma rede A pode permitir um
determinado recurso, que por sua vez é barrado em uma rede B.
Junte
a isso o escândalo de vazamento de dados do Facebook (Cambridge
Analytica). A preocupação com a privacidade é uma constante na
estratégia de quem usa qualquer plataforma, e cada app “de fora” delas
pede uma série de permissões ao consumidor que, se lidas à risca,
poderiam deixar qualquer um assustado.
Buffer
O Buffer
foi a escolha para abrir esse tutorial não por suas capacidades de
gerenciamento de vários perfis, mas porque ele traz um truquezinho que
ajuda muito no agendamento de posts. O Facebook até permite a publicação
agendada, mas o mesmo não pode ser dito do Instagram:
com isso, o Buffer pode agendar um post na rede social de fotos — que
pertence ao Facebook — e, de lá, encaminhar para o "Face".
(Imagem: Divulgação/Buffer) Funciona
assim: você baixa o Buffer, faz seu cadastro e “linka” as suas contas
desejadas. Vamos usar as principais redes neste exemplo, ou seja,
Facebook, Twitter e Instagram.
Você escolhe a imagem que deseja compartilhar e a
relaciona dentro da interface do Buffer, selecionando em seguida quais
são os perfis que receberão a publicação.
Inclua a legenda que desejar para acompanhar a imagem e, se você desejar, inclua fotos e vídeos adicionais
Selecione a opção “Customize for each network”
para ter acesso a opções de personalização de post para cada rede
(ótimo para determinar, por exemplo, se você quer separar as hashtags
que vão para o Instagram das que vão para o Twitter)
Depois de escrita a legenda e a(s) foto(s) ser(em) selecionada(s), clique em “Share”. Aqui, você poderá definir se posta de imediato (“Share it now”), em horário sugerido pelo Buffer ou se cria um agendamento próprio. Escolha a opção e clique em “Custom schedule”
No
Twitter, o post será publicado automaticamente dentro do horário
escolhido. Para o Instagram, porém, você receberá uma notificação no
smartphone, como lembrete. Na hora certa, você poderá escolher entre
publicar o post (Post!) ou somente dispensar a notificação (Dismiss!). Vamos seguir com “Post!” e você deverá escolher se a publicação vai para o seu feed ou para os Stories
Depois disso, você poderá selecionar filtros de cores ou ajustar o tamanho da imagem
Finalmente,
na última página, o Buffer vai inserir automaticamente a legenda
desejada e é aqui que vem o truque: essa mesma página oferece recurso de
compartilhar o post no Facebook (além de outras redes, como Twitter e Tumblr). É só escolher as opções desejadas e clicar em “Share”
Painel de controle principal do Buffer (Captura de Imagem: Rafael Arbulu)Compositor
de posts e mensagens do Buffer: é a partir daqui que você consegue
agendar as publicações (Captura de Imagem: Rafael Arbulu) Parece
complicado, mas o processo é mais intuitivo do que parece por escrito. E
antes que você pergunte, sim: você pode agendar apenas para o Instagram
e usar o mesmo recurso para compartilhar no Twitter, mas isso derrota o
propósito do tutorial: lembre-se que um compartilhamento feito pela
ferramenta do Instagram, para o Twitter, vai gerar apenas um link no
tuíte, e não compartilhará a imagem em si. Ao incluir o agendamento no
Twitter, você evita essa dor de cabeça.
O Buffer é gratuito para
uso e permite a conexão de até três contas sociais (na verdade, quatro,
com o nosso truque, já que o compartilhamento do Facebook é feito via
Instagram). Há uma versão paga, de US$ 15 mensais, que eleva esse número
para oito redes, caso você realmente queira estar em todo lugar. Ah, e
ele está disponível para desktop, Android e iOS, então também são
favorecidos os posts mais espontâneos, quando você tira aquela foto
bacana ou se teve alguma grande ideia de texto.
E existem outros apps?
Vários, na verdade, cada qual com a sua funcionalidade e processo. Um dos mais famosos é o Hootsuite,
que tem um processo bem similar ao Buffer, mas com algumas perdas de
benefício: ele só trabalha com páginas, então não é possível postar no
seu feed pessoal do Facebook, por exemplo.
(Imagem: Divulgação/Hootsuite) O TweetDeck
costumava funcionar exatamente da mesma forma que o Buffer, até mesmo
com agendamento de posts. Entretanto, nos últimos anos, ele foi alterado
por seus desenvolvedores e integrado para trabalho exclusivo com o
Twitter, não mais aceitando outras redes sociais.
(Imagem: Divulgação/Tweetdeack) Há também o Sprout Social,
que traz conexões com várias redes, mas é destinado a clientes
empresariais. Um dos seus diferenciais reside no fato de ele trazer
análises de CRM em relação aos posts publicados para cada conta,
tornando possível aferir o desempenho de campanhas sociais e ajustá-las
em tempo real, maximizando resultados.
(Imagem: Divulgação/Sprout Social) Finalmente, temos o Agora Pulse,
uma ferramenta que traz as mesma funções do Buffer, como agendamento,
respostas a posts e publicação de imagens e hashtags, mas também tem um
algo a mais: também direcionado a clientes empresariais, o Agora
consegue criar relatórios de desempenho comparativo em relação a marcas
concorrentes à sua.
(Imagem: Divulgação/Agora Pulse) Vale
citar, porém, que Sprout Social e Agora Pulse são aplicações pagas:
elas trazem um período de testes gratuito, mas depois pedem pelo
pagamento mensal. Os preços são a partir de US$ 49 mensais para o Agora e
a partir de US$ 99 mensais para o Sprout, com funções mais detalhadas e
mais redes conectadas em preços mais altos.
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