Embora ela passe a impressão de ser um dos aplicativos mais simples que existem, há mais funções da calculadora do Windows 10 do que você possa imaginar. Muitas delas não estão aparentes e, por essa razão, muitos usuários sequer sabem que elas existem.
Você sabia, por exemplo, que há um modo destinado a programadores ou uma ferramenta que permite fazer o cálculo de datas com maior precisão? Para se ter uma ideia, até mesmo conversores de moeda e de temperatura estão incluídos no pacote deste pequeno, mas poderoso aplicativo. Neste artigo, mostraremos cinco funções da calculadora do Windows 10 que provavelmente você nem sabe que existem.
1. Mais de uma dezena de conversores
Muitas pessoas estão acostumadas a usar o Google quando precisam converter uma medida em outra, ou mesmo fazer um comparativo entre diferentes moedas. No entanto, é possível usar a própria calculadora do Windows para fazer pelo menos 13 tipos de conversões. Para isso, basta abrir a calculadora e clicar sobre o ícone de três barrinhas, no canto superior esquerdo.
Os conversores disponíveis no menu são os seguintes: moeda, volume, comprimento, peso e massa, temperatura, energia, área, velocidade, tempo, potência, dados, pressão e ângulo. Para usar o recurso, insira primeiro o número que você deseja converter e, depois, use as setas para definir a unidade de origem e a de destino.
2. Cálculo de diferença entre datas
Existe uma maneira simples de calcular a diferença de dias entre uma data e outra? A resposta é “sim”. Para isso, basta escolher a ferramenta “Cálculo de data”. Depois, escolha as duas datas que compreendem o período que você deseja calcular.
Por exemplo, entre os dias 25 de outubro de 2018 e 5 de março de 2019, a diferença é de 4 meses, 1 semana e 1 dia – ou 131 dias se você preferir. Chega de fazer contas manualmente, incluindo e excluindo dias a mais daqueles meses com 31 dias.
3. Recursos para programadores
Se você é programador, certamente já se viu tendo que trabalhar com os mais diferentes tipos de sistemas numéricos. Há calculadoras online específicas para a resolução de problemas como esse, mas a boa e velha calculadora do Windows 10 pode ser capaz de resolver a maioria das situações.
No menu, escolha a opção “Programador” e digite um número qualquer. Serão exibidas as equivalências nos sistemas hexadecimal, octal, binário e decimal – o padrão da calculadora. Há ainda recursos de operadores lógicos e até mesmo sistemas de troca de bits.
4. Calculadora científica
Estudantes dos ensinos Fundamental e Médio se deparam com uma série de cálculos que nem sempre são simples de serem feitos manualmente. Por essa razão foram criadas as calculadoras científicas, que adicionam funções aos recursos de cálculo.
Entre as operações disponíveis na calculadora científica podemos citar seno, cosseno, tangente, logaritmo, expoente e fatorial. É possível ainda combinar funções para resolver equações. Sem dúvida, isso vai facilitar bastante a conferência das respostas nos seus estudos.
5. Botões de memória
Mesmo na calculadora padrão, você já deve ter visto alguns botões extras como “MC”, “MR” ou “M+”. Eles adicionam recursos aos seus cálculos que podem facilitar a vida daqueles que usam frequentemente números fixos, como índices de cálculo.
No total são seis botões, que servem para o seguinte:
- MS: salva um novo número na memória;
- MR: recupera o último número salvo na memória;
- M+: soma o número que está na caixa de texto com o último número salvo;
- M-: subtrai o número que está na caixa de texto com o último número salvo;
- MC: apaga todos os números salvos na memória;
- M: exibe todos os números atualmente salvos na memória.
Comentários
Postar um comentário