Deixar as crianças ou seus filhos em frente ao computador é importante para os estudos e até mesmo para se divertirem, mas o tempo que eles passam nele precisa ser devidamente controlado. Seja para que eles não tenham acesso a conteúdo indevido e por questões de saúde.
O Windows, felizmente, traz algumas opções que lhe ajudam a definir quanto tempo elas podem passar no computador. Veja abaixo como fazer isso.
Configurando uma conta para crianças
Antes de prosseguir para a etapa onde você define quanto tempo a criança pode passar no computador, é necessário criar uma conta especial no Windows para ela.
Como configurar o Windows 10 para crianças
Criando a conta
Os passos para criar uma conta específica para crianças não diferem muito do processo tradicional de adicionar contas ao Windows. Entretanto, é necessário que o usuário principal de sua máquina esteja vinculado a uma conta da Microsoft. Siga estes passos para a criação da conta da criança:
Aperte as teclas “Win + I” para abrir a tela de configurações do Windows e vá em “Contas”;
Clique na guia “Família e outras pessoas”;
Agora, vá em “Adicionar um membro da família”;
Marque a opção “Adicionar uma criança” e entre com os dados da conta Microsoft dela. Caso ela ainda não possua uma conta, é possível fazer a criação nesta mesma janela utilizando a opção “A pessoa que eu desejo adicionar não tem um endereço de e-mail”;
Para finalizar o processo de adição da conta clique em “Fechar”.
Gerenciando a conta da criança
Ao criar uma conta de criança no Windows 10, você tem acesso a recursos únicos para controlar a forma que ela usa o computador, que incluem possibilidades como: definir um horário de uso da máquina, quais aplicativos e jogos podem ser executados, sites permitidos ou bloqueados no Edge e muito mais. Para acessar estas configurações especiais, siga até o segundo passo mencionado na etapa para a criação de contas e clique em “Gerenciar configurações de família online”.
Na janela do navegador que foi aberta, entre com os dados da sua conta principal da Microsoft. As funções mencionadas acima ficam dividas nas seguintes opções:
Atividade – Permite habilitar a opção de receber um relatório por e-mail sobre as atividades feitas pela criança na máquina;
Tempo de tela – Pode definir um tempo máximo de uso do computador ou Xbox para a criança;
Restrições de conteúdo – Permite o bloqueio de programas na máquina e tem a função de adicionar um filtro ao Edge para definir sites permitidos e bloqueados;
Gastos – Adiciona dinheiro a conta Microsoft da criança para que ela possa fazer compras na Windows Store e mostra o seu histórico na loja.
Voltando ao assunto anterior
Limitando o tempo que a criança passa no PC
Depois de ter a conta para a criança criada, é possível fazer a configuração que limitará o tempo que ela passa no computador. Confira:
No Windows, como usuário principal da máquina, pressione junto as teclas “Win + i” e entre em “Contas”;
Clique em “Família e outros usuários”;
Vá em “Gerenciar configurações de família online”;
Agora, acesse a opção “Tempo de tela”;
Por fim, indo para a parte de baixo da tela, habilite a opção “Tempo de tela no computador” e defina o horário em que a máquina poderá ser utilizada.
Pronto! Depois de fazer estas configurações, a criança só conseguirá utilizar o computador no tempo estipulado por você. Caso tenha um Xbox One, também é possível configurar o tempo que ela passará no videogame ao marcar a opção “Tempo de tela no Xbox”.
Comentários
Postar um comentário