Você sabe como descobrir o endereço de IP do roteador? O procedimento é bastante simples e pode ser útil em diversas ocasiões. Se você precisar fazer algum ajuste nas configurações, por exemplo, vai precisar saber desse número.
Os roteadores são os equipamentos responsáveis por redistribuírem a internet em uma determinada rede e podem ser acessados a partir de qualquer navegador, mas para isso é preciso saber usuário e senha.
Nesse tutorial, mostraremos duas formas de obter esse dado: via propriedades de conexão ou pelo Prompt de Comando.
Como descobrir o IP do roteador via propriedades de conexão
Passo 01: na tela inicial do Windows 10, clique com o botão direito do mouse no ícone de conexão de rede do Windows. Essa opção costuma aparecer no canto inferior direito da tela. No menu que vai aparecer, escolha a opção “Abrir configurações de Rede e Internet”.
Passo 02: na nova janela que será aberta, desça até a opção “Exibir as propriedades de Rede” e clique sobre ela.
Passo 03: na sequência, serão exibidas as informações as “Propriedades” da Conexão de Rede. Entre elas estará a linha “Gateway Padrão IPv4”. O valor correspondente é o número do seu IP do roteador.
Como descobrir o IP do roteador via Prompt de Comando
Uma forma alternativa para descobrir o IP do roteador é fazer o passo a passo via Prompt de Comando.
Passo 01: clique sobre o ícone do menu Iniciar e no campo de buscas digite “Prompt de comando”. Clique sobre a opção correspondente.
Passo 02: já na tela do Prompt de Comando, digite o comando “ipconfig” e tecle Enter. O sistema retornará uma mensagem com algumas informações. Entre elas, uma delas será a “Gateway Padrão”, que indica logo ao lado qual é o número do seu IP.
Usando o endereço de IP
Passo 01: agora que você já sabe qual é o número do IP, vá até o navegador que você utiliza e digite essa informação na barra de endereços. Se você colocou o número corretamente, surgirá uma caixa de diálogo pedindo a inserção de nome de usuário e senha.
Passo 02: agora é hora de colocar os dados do seu roteador. Se você não souber quais são, consulte o manual de instruções do seu modelo ou ainda o site oficial do fabricante. As informações variam de aparelho para aparelho e podem até mesmo ser personalizadas pelo usuário.
Passo 03: você pode ainda fazer uma tentativa pelo padrão adotado pelas fabricantes. A maioria delas usa “admin” como login e senha. Se não for isso, não tem jeito: obtenha essas informações com o fabricante.
Trabalhoso, mas simples, não é mesmo?
Comentários
Postar um comentário